Momentos Carnaval 2024 de Porto Alegre : segunda noite de desfiles no Porto Seco
Desfile das escolas de samba, no sábado (24/02) e madrugada de domingo (25/02) no Porto Seco
Sábado, 24 de fevereiro
Série Prata
19h – Tribo Os Comanches
20h – Império do Sol
21h – Protegidos de Princesa Isabel
22h – Filhos de Maria
23h – Unidos da Vila Mapa
Série Ouro
00h – Unidos de Vila Isabel
1h10 – União da Vila do IAPI
2h20 – Estado Maior da Restinga
3h30 – Imperadores do Samba
4h40 – Realeza
Momentos Carnaval 2024 de Porto Alegre : desfiles das escolas de samba na primeira noite
Os Comanches
Remanescente da era áurea das tribos carnavalescas, Os Comanches abriram no final da tarde de sábado (24/02/24), segunda noite de desfiles no Complexo Cultural do Porto Seco em Porto Alegre / RS. Trazendo o enredo ‘Nos encantos das matas e das flores, os Comanches vivem a mais bela flor, Açucena’, é o tema enredo criado e desenvolvido por Eugênio Silva de Alencar, o Paraquedas. A tribo Os comanches foi fundada em 10 de outubro de 1959 e tem como símbolo a face de um índio comanche. As cores são amarelo, vermelho e branco.
Protegidos da Princesa Isabel
O tema da Protegidos da Princesa Isabel foi desenvolvido tendo a água do mar como ponte entre criaturas do mar, como deuses, criaturas, histórias e mitologias. Fundada em 15 de novembro de 1969, a escola ostenta as cores verde, vermelho e branco e tem como símbolo uma coroa. Presidida por Lana Flores, tem o seu tema enredo desenvolvido pelos carnavalescos Rogério Douglas e Zette Flores.
Filhos de Maria
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Filhos de Maria levou para a avenida o enredo ‘Ominirá’, contando a saga do povo negro gaúcho rumo à liberdade. A história tem como personagem central uma escrava chamada Siza. A escola ostenta as cores vermelho, preto e branco e é presidida por Maurício Molina. O símbolo da escola é a Virgem Maria. O enredo é de autoria de Gilberto Manoel Soares e foi desenvolvido por Altemir Oliveira (Xokolate).
Unidos da Vila Mapa
Fundada em 27 de fevereiro de 1991, a Unidos da Vila Mapa é presidida por Arlindo Fernando da Sila Mença (Baia). Com as cores verde, azul e amarelo e com o escorpião como símbolo, a agremiação mostrou no Porto Seco o enredo ‘Baiana Mãe do Brasil’. O desfile foi uma exaltação a todas as mães negras, brancas e indígenas do nosso Brasil.
Academia de Samba Unidos da Vila Isabel
Trazendo para a avenida a pomba da paz como símbolo e as cores azul, amarelo e branco, a Academia de Samba Unidos da Vila Isabel desenvolveu no início da madrugada de domingo (25/02/24) no Sambódromo do Porto Seco o enredo ‘Neguinho do Brasil Flor Que a Vila Beija’! que homenageia Neguinho da Beija-Flor. Carioca, nascido em Vila Isabel, ele cresceu em Nova Iguaçu, município da baixada fluminense. Lá, ainda criança, descobriu paixão pela música e seu talento para compor e cantar. O desfile foi uma bela homenagem com samba que caiu no gosto. Belas fantasias, belos carros em um desfile diferenciado para o Carnaval de Porto Alegre.
União da Vila do IAPI
Com o enredo Axabó! A voz que ressoa da Bahia, ecoa na Vila, a União da Vila do IAPI, presidida por Tatiane Farias e Silva, levou a tradicional locomotiva e as cores azul, vermelho e branco para o desfile no Porto Seco. A principal personagem do enredo é ‘Axabó, orixá feminina’, cultuada principalmente em terreiros de Salvador, na Bahia. Axabó é visto por muitos como a versão feminina de Xangô, mas na realidade se tratava de sua tia.
Estado Maior da Restinga
A Estado Maior da Restinga defendeu o título do Campeã de 2023 do Carnaval de Porto Alegre com o tema ‘Crianças, que todas sejam amadas, respeitadas e protegidas’. Sob a presidência de Aldo Luis Rabelo Carlos e tendo o enredo criado por Luciano Maia, a escola desfilou com o universo infantil repleto de imaginação e visão de um mundo perfeito, onde seus super-heróis vencem o mal. A escola defende as cores verde, vermelho e branco e o símbolo é o cisne altaneiro.
Imperadores do Samba
Com as tradicionais cores vermelho e branco e os dois leões africanos guardando a Coroa Imperial da Imperadores do Samba, a escola é a penúltima a entrar na avenida no Carnaval 2024 de Porto Alegre. Com o tema ‘Somos filhos de rainhas e reis’, o enredo foi desenvolvido com histórias e vozes que transcendem as areias do deserto, as savanas e as florestas. Em cada tom, diferentes formas de contar quem somos nós. A presidente é Luana Costa e o enredo foi desenvolvido por Fábio Castilhos, Eduardo Caetano e departamento de Carnaval.
Realeza
A Realeza, fundada em 11 de abril de 1976, encerrou a programação de desfiles das escolas de samba no Carnaval 2024 de Porto Alegre. A Realeza, das cores lilás, branco e rosa, presidida por Mauro Correa Santos (Maurão) e Mauricio Correa Santo, mostrou no Complexo do Porto Seco o tema ‘Alma Negra – Um pedaço da África no Afro-Sul do Brasil’. O enredo, criado e desenvolvido por Luiz Augusto Lacerda e Roberto Marques Silva, reafirma o compromisso da escola em exaltar as manifestações culturais afro-brasileiras, principalmente com as causas sociais e culturais ligadas à Comunidade Negra do Rio Grande do Sul.
Alma Negra – Um pedaço da África no Afro-Sul do Brasil
Compositores: Marcelo Adnet, Baby do Cavaco, Fabiano Paiva e Gustavo Albuquerque
Intérprete: Alex do Cavaco