Pelotas Carnaval de Rua 2025 : Liga anuncia desfile de 60 blocos, cordões e bandas carnavalescas
. Sortimento Carnaval no Brasil . Pelotas Carnaval de Rua 2025 no Rio Grande do Sul . Quem curte Carnaval de Rua de participação popular, embalado por marchinhas tradicionais e músicas populares em ritmo de Carnaval, deve ter ficado surpreso e muito feliz, no ano passado, quando os eventos tradicionais voltaram com tudo, e 40 entidades levaram mais de 60 mil foliões e folionas a pular em 37 desfiles, em diversos bairros de Pelotas.
No Carnaval 2025 de Pelotas, festa popular organizada pela Liga de Blocos de Rua e Cordões Carnavalescos da cidade terá aumento em 50%: serão 60 entidades envolvidas.
A grande maioria das atividades de Carnaval de Rua das entidades da Liga deve acontecer nas datas oficiais do Carnaval deste ano, de 1º a 4 de março e também no dia 5 (Quarta-feira de Cinzas).
A primeira atividade será no dia 26 de janeiro, no Fragata, quando o Bloco de Rua Infantil Siri Cascudo chamará a garotada para desfilar na avenida Imperador Dom Pedro I – a concentração está marcada para as 15h, na esquina com a rua Domingos Guedes Cabral. “Todos estão convidados a participar. Os pais podem trazer os filhos fantasiados, se quiserem”, adianta a presidente Jacqueline. O último desfile do ano será, mais uma vez, com o Bloco Noel, no dia de Natal – 25 de dezembro.
“Todos os desfiles são abertos ao público. Alguns blocos vendem abadás, mas mesmo quem não tiver, pode se unir ao desfile. Queremos todo mundo brincando e se divertindo com o Carnaval de Rua”, destacou a Presidente da Liga de Blocos de Rua e Cordões Carnavalescos, Jacqueline Santos.
MAPA
A Liga fez um mapa com a localização de cada um dos 60 blocos, cordões e bandas carnavalescas da cidade registrados até o momento – os blocos Praeiro e o Museo, que conseguem financiar a estrutura de seus eventos, não pertencem à Liga, mas estão no mapa.
Jacqueline Santos conta que foram quatro anos contatando as entidades e coletando informações sobre sua origem, localização, número de integrantes, etc., para fazer um “raio-X” e confeccionar o mapa que dá uma visão geral das atividades carnavalescas de participação popular nos bairros. Os dados também possibilitaram organizar o cronograma, segundo as necessidades de cada uma e evitar que as atividades coincidam. Ela disse que vários blocos aguardam recursos de emendas parlamentares aprovadas para o custeio de banheiros químicos e outras despesas.
Fonte : Prefeitura Municipal de Pelotas