Carnaval no Brasil
Sete agremiações participam, na noite de sábado (23.04), no Sambódromo do Anhembi, do segundo dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo. As apresentações deste grupo começaram na sexta-feira (22). No dia 29, será realizado o Desfile das Campeãs do carnaval de 2022, do qual participarão a campeã do Grupo de Acesso II, a primeira e a segunda colocadas do Grupo de Acesso I e as cinco escolas com as maiores somas de notas do Grupo Especial, incluindo a campeã.
Os desfiles começaram nos dias 16, com as escolas do Grupo de Acesso II, e 21. com as agremiações do Grupo de Acesso I.
De acordo com a Liga de Samba de São Paulo, o carnaval de São Paulo deve atrair, em quatro dias de desfiles, mais de 110 mil espectadores e cerca de 30 mil componentes de escolas.
A Escola de Samba Vai Vai abre a segunda noite de desfiles do Grupo Especial com o enredoSankofa!, tema que representa um reencontro do negro com suas origens e é narrado pela ave sagrada africana Sankofa, destacando o ensinamento da mitologia Axante de que “nunca é tarde para voltar atrás e buscar o que ficou perdido”. Para resgatar a cultura e os valores africanos deixados para trás por causa da escravidão, a escola recorre aos provérbios do Adinkra, um dos sistemas de escrita usados na África pré-colonial.
A Vai-Vai nasceu no ano de 1930, no bairro do Bixiga, como um cordão de carnaval. Desde então, cresceu bastante e tornou-se a escola de samba com mais títulos do carnaval paulista: 15.
A Gaviões da Fiel leva ao Sambódromo o enredoBasta, definido como um grito contra todas as mazelas e injustiças sociais, com alusão a temas em debate no atual cenário brasileiro, como a fome, a causa indígena, o movimento negro, o racismo e a luta da mulher por igualdade.
Maior torcida organizada do Corinthians, o bloco Gaviões da Fiel foi criado em 1969 e participou do último desfile de carnaval realizado na Avenida São João. No ano seguinte, o bloco conquistava o primeiro título com o enredo Vai, Corinthians. Convidado para desfilar no Grupo de Acesso do Carnaval, foi criado Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Gaviões da Fiel Torcida. Já no primeiro desfile, em 1989, a Gaviões ficou com o vice-campeonato e subiu para o Grupo Especial. Já conquistou quatro títulos.
A Mocidade Alegre vai homenagear neste ano a cantora Clementina de Jesus com o samba-enredo QueléMentina, Cadê Você?. A cantora Clementina de Jesus estreou nos palcos em 1964 e ganhou fama no ano seguinte, com no espetáculo Rosa de Ouro, e também nas rodas de samba no palco do Teatro Opinião.
A escola foi fundada em 1967 pelos irmãos Juarez, Salvador e Carlos Cruz e mais dois amigos que já saíam fantasiados de mulher pelas ruas da região central da cidade, com o“Bloco das Primeiras Mariposas Recuperadas do Bom Retiro. A rápida ascensão reservou à Mocidade Alegre muitas vitórias, incluindo o título de pentacampeã do Grupo Especial entre os anos de 1969 e 1973. Os mais recentes troféus de campeã foram conquistados em 2004, 2007, 2009, e além do tricampeonato, alcançado de 2012 a 2014.
Em seu enredo, a Águia de Ouro pedeAgô(licença, permissão) às energias ancestrais e declara seu orgulho à eterna guardiã da cultura afro-brasileira. O desfile para o carnaval 2022 da escola será um afoxé – cortejo – de exaltação à diversidade étnica, ode à pluralidade cultural e manifesto contra a intolerância religiosa.
As batucadas da Águia de Ouro já eram ouvidas pelas ruas de São Paulo por volta dos anos 1970, quando uma roda de samba animava o fim das partidas de futebol de várzea do time Faísca de Ouro. O primeiro desfile da Águia de Ouro foi em 1977. A escola terminou em terceiro lugar na elite do samba paulistano duas vezes e em 2020 conquistou o título de campeã do carnaval. A escola foi a campeã em 2020, último ano de desfile no Sambódromo do Anhembi.
O samba-enredo da Barroca Zona Sul homenageia Zé Pelintra, importante entidade de cultos afro-brasileiros que tem raízes no estado de Pernambuco. O samba da Barroca foi batizado deA Evolução Está na sua Fé.Saravá, Seu Zé”.
Criada na Vila Mariana, a Barroca Zona Sul começou nos anos 1970, com o sambista Sebastião Eduardo Amaral, conhecido por Pé Rachado, então presidente da Vai-Vai. Ele passou por várias escolas, incluindo a carioca Mangueira, onde Cartola o incentivou a montar sua própria escola. O nome faz referência ao Campo Barroca, do time de futebol Portuguesinha, campo de terra batida onde os batuqueiros do bairro se reuniam em rodas de samba nos fins de semana. Em 1977, com a presença do padrinho Cartola, de Dona Zica e da Mangueira, a Barroca inaugurou sua quadra. O melhor resultado da escola foi a quinta posição do Grupo Especial em 1982, 1985 e 1990.
Com o enredoSanitatem(cura, em latim) a escola leva para a avenida um samba que fala sobre os rituais de cura, da antiguidade até os dias atuais, com alusões à magia, à fé e à ciência.
A Sociedade Rosas de Ouro foi criada em 1971 por um grupo de quatro amigos. Ficou com o vice-campeonato em sua primeira aparição entre as grandes escolas. Em 1983, os componentes da Roseira, apelido carinhoso da escola, ganharam o campeonato com o enredoNostalgia, uma volta à São Paulo do começo do século 20. A Rosas de Ouro oi tricampeã de forma consecutiva nos anos de 1994 e 2010.
Por intermédio do influenciador digital Carlinhos Maia, a Império de Casa Verde conta a história da comunicação com o samba-enredoO Poder da Comunicação – Império, o Mensageiro das Emoções. A viagem começa em tempos ancestrais, passando pelo sinal de fumaça, pelo rádio e pela TV e, no fim, desembarcando na internet e na Vila Primavera, lugar de onde surgiu o comunicador nordestino, para trazer a mensagem no século atual.
O Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Império de Casa Verde foi fundado em 1994 por dissidentes da Unidos do Peruche. Conseguiu seu primeiro título no Grupo Especial com apenas 11 anos de fundação e há três no grupo principal com o enredo Brasil: Se Deus É por Nós, Quem Serác ontra Nós?. Novas conquistas vieram em 2006 com o samba Do Boi Místico ao Boi Real e em 2016 com o enredo O Império dos Mistérios.
São Paulo Carnaval 2022 : programação de desfiles das escolas de samba no sambódromo do Anhembi
21 de abril, quinta-feira
GRUPO DE ACESSO
20h – Morro da Casa Verde
21h – Camisa Verde e Branco
22h – Mocidade Unida da Mooca
23h – Independente Tricolor
00h – Estrela do Terceiro Milênio
1h – X-9 Paulistana
2h – Leandro de Itaquera
3h – Pérola Negra
22 de abril, sexta-feira
GRUPO ESPECIAL
23h15 – Acadêmicos do Tucuruvi
00h20 – Colorado do Brás
01h25 – Mancha Verde
02h30 – Tom Maior
03h35 – Unidos de Vila Maria
04h40 – Acadêmicos do Tatuapé
05h45 – Dragões da Real
23 de abril, sábado
GRUPO ESPECIAL
22h30 – Vai-Vai
23h35 – Gaviões da Fiel
0h40 – Mocidade Alegre
1h45 – Águia de Ouro
2h50 – Barroca Zona Sul
3h55 – Rosas de Ouro
5h00 – Império de Casa Verde
Desfiles das campeãs
A programação de desfiles das escolas de samba será encerrada em 30 de abril, com o Desfile das Campeãs.
Notícias Carnaval 2022 de São Paulo
Linhas especiais de ônibus foram criadas nas estações Tietê e Barra Funda para o transporte dos foliões até o sambódromo. Público deve apresentar o passaporte da vacina com esquema vacinal completo
Os desfiles do Grupo Especial do carnaval de São Paulo começaram nesta sexta-feira (22) e seguem durante a madrugada de sábado (23) com sete escolas de samba passando pelo Sambódromo do Anhembi. Outras sete escolas desfilam entre a noite de sábado (23) e a madrugada de domingo (24).
O prefeito Ricardo Nunes participou da abertura do evento.
“Este é um momento de muita emoção. E o nome do carnaval deste ano tem tudo a ver: Carnaval da Vida. Estamos todos vacinados, sem máscara, os índices (de casos de Covid-19) estão bons. O carnaval é patrimônio da cidade de São Paulo, que é a capital da vacina. Em resumo, é muita felicidade, muita alegria”, declarou.
Arrecadação
Sobre a retomada dos eventos, Ricardo Nunes destacou que São Paulo se encontra em uma fase muito positiva, com bons números de arrecadação.
“Acredito que o melhor termo a ser usado é ‘movimentação financeira’. Um exemplo é o Lollapalooza, que rendeu R$ 680 milhões e 10 mil empregos. Aqui, vamos ultrapassar de R$ 1 bilhão. Quase 100% dos hotéis da cidade estão ocupados, há muitos turistas. É um momento de alegria e também de comemorar esse movimento financeiro da cidade, essa geração de empregos, que é fundamental”, disse o prefeito.
Festa em julho
Durante a abertura do carnaval no Sambódromo, Nunes anunciou que no mês de julho será realizada uma grande festa de carnaval de rua.
“Os grandes blocos foram muito conscientes e aceitaram o apelo da Prefeitura de não desfilarem agora. Estamos tendo pequenos movimentos nos bairros, sem nenhum problema até agora. É um movimento totalmente natural dentro do processo, o que nos dá uma responsabilidade ainda maior, junto com a secretária (municipal) de Cultura, Aline Torres, e do governador, Rodrigo Garcia, de promover uma grande festa de carnaval de rua em 16 e 17 de julho. Fica aqui o agradecimento aos blocos por terem considerado o apelo da Prefeitura”, enfatizou Ricardo Nunes.
O governador Rodrigo Garcia destacou a importância do poder público proporcionar alegria à população.
“A Prefeitura está de parabéns por esta festa. Recebemos a adesão do público e, nesta fase de retomada da economia e também da volta da inflação, as pessoas precisam de uma renda melhor, de um emprego melhor. Por isso, também é nossa obrigação não só criar melhores condições, mas também proporcionar diversão à população”, declarou Garcia.
Protocolos sanitários
Entre as diretrizes para a realização dos desfiles das escolas de samba no sambódromo paulistano e eventos na capital estão:
- Exigência do passaporte da vacina para o público com esquema vacinal completo (duas doses);
- Disponibilizar álcool em gel 70% para higienização das mãos;
- Providenciar medidas para adequação da qualidade do ar interno, em ambientes climatizados ou não, com o destravamento e abertura de portas e/ou janelas ou utilização de sistemas acessórios para captação do ar externo para minimização dos riscos nos ambientes sem ventilação;
- Usar o maior número possível de entradas e saídas de público, para que ocorra de maneira escalonada. Há também a obrigação de controle de acesso.
Transporte
A SPTrans disponibilizará um esquema especial de transporte para atender o público dos desfiles das escolas de samba que serão realizados no Sambódromo do Anhembi.
Serão ofertadas duas ônibus especiais para facilitar o deslocamento ligando o Sambódromo às estações Tietê e Barra Funda do Metrô.
179A/10 Metrô Tietê – Anhembi
Irá operar todos os dias 22 e 23
Horários de funcionamento:
Metrô Tietê-Anhembi (ida) – das 17h às 9h
Sentido Único: Av. Cruzeiro do Sul, Rua Mal. Odylio Denys, Rua Força Pública, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Santa Eulália, Av. Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Av. Olavo Fontoura, Retorno ao portão 01, Desembarque no portão 01, Av. Olavo Fontoura, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, Rua Voluntários da Pátria, Rua Pe. Idelfonso, Av. Cruzeiro do Sul.
O embarque será no sentido bairro na Av. Cruzeiro do Sul, 1777 e no centro na Av. Olavo Fontoura (baia após o portão 0).
879A/10 Metrô Barra Funda-Anhembi
Irá operar nos dias 22 e 23 de abril
Horários de funcionamento:
Metrô Barra Funda-Anhembi (ida) – das 17h25 às 9h25
Anhembi- Metrô Barra Funda (volta) – das 17h25 até 9h25 nos dias 22 e 23
Ida: Av. Auro Soares de Moura Andrade (Metrô Barra Funda – Lado Sul), retorno, Av. Auro Soares de Moura Andrade, Av. Pacaembu, Av. Dr. Abraão Ribeiro, Rua Baronesa de Porto Carreiro, Av. Rudge, Ponte da Casa Verde, Av. Braz Leme, Av. Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Av. Olavo Fontoura, Desembarque no portão 01.
Volta: Av. Olavo Fontoura – 01, Praça Campo de Bagatelle, Av. Santos Dumont, Av. Braz Leme, Ponte da Casa Verde, Av. Dr. Abraão Ribeiro, acesso, Av. Auro Soares de Moura Andrade (Metrô Barra Funda – Lado Sul).