Carnaval no Brasil
Desfile Imperatriz do Forte no Carnaval 2022 de Vitória
A Imperatriz do Forte foi a segunda escola do Grupo Especial a entrar no sábado (09.04.22) no Sambão do Povo. No Carnaval de Vitória 2022 trouxe o enredo “Em busca do 10” com 1.200 componentes divididos em 15 alas, três carros alegóricos e um tripé.
A agremiação mostrou a importância dos números para a humanidade: desde as origens até o sonho do desejado 10 para a conquista do título de campeã do Carnaval de Vitória 2022.
O presidente da verde e rosa do Forte São João, Arthur Kadratz, explicou que a inspiração para o samba-enredo de 2022 uma critica ao último resultado da escola. “Em busca do 10 além de uma crítica é também uma maneira de contarmos a história dos números e conquistar o título, dessa vez”, relata Kadratz.
A comissão de frente chegou com um ritual ao deus hindu Ganesha, que tem a cabeça de um elefante e um corpo humano com quatro braços, e é um removedor de obstáculos, senhor da sabedoria, da fortuna e proteção.
Destaque da comissão de frente, Ana Paiva, que já morou no Índia, diz se sentir muito honrada por liderar essa parte da escola, pela representação da cultura indiana de uma forma sensível e bonita. “É muito bom poder me desconstruir e trazer a cultura indiana para a música popular, para o Carnaval de Vitória”, diz ela.
A Imperatriz do Forte agitou o público e o carro alegórico abre-alas propôs uma viagem ao Egito, Índia, Roma e Arábia, em referência às antigas civilizações que deram origem ao sistema decimal. A fantasia principal foi o Rei do Egito, o Faraó, mas também trouxeram elementos de todas as culturas originárias, como gladiadores romanos, o deus egípcio Horus e as odaliscas da arábia.
As baianas simbolizavam as deusas egípcias, com fantasias majestosas que trouxeram na composição saias esvoaçantes nas cores azul, verde e branco.
Um dos setores reproduziu o simbolismo dos números na natureza e a com a religião africana. As alas representam as fases da lua, as estações do ano, o arco-íris e os rituais de matriz africana para Ossain, Onilé e Oxóssi.
Os destaques principais do segundo carro alegórico foram a representação de Oxalá e Oxum, a rainha das águas doces e elementos da natureza, com muito verde e animais silvestres.
O terceiro setor foi onde a rainha de bateria, Ana Lúcia Pentz, brilhou na avenida com a fantasia “o nome do jogo é dinheiro” para dar passagem aos números no cotidiano da humanidade, em todos os setores que o número está presente como no sistema monetário e no bilhete premiado.
No primeiro ano como rainha de bateria, Ana Lúcia está emocionada e agradecida pela oportunidade de desfilar pela escola de samba. “A responsabilidade do cargo é imensa e eu não imagina que seria tão grande, mas estamos prontos e preparados pela busca do 10”, diz ela.
A bateria e os passistas chegaram simbolizando o sistema monetário e o bilhete premiado. O tripé “Misticismo” representou os jogos e previsões com as mulheres ciganas, já que a cultura cigana é a responsável por desvendar as mais diversas mensagens do destino.
E para finalizar o desfile, o terceiro carro alegórico trouxe a representação do sonho de toda a comunidade do Forte São João, com a conquista do título de campeã do Carnaval de 2022.
O próprio carnaval foi representado por meio de arlequins, o rei Momo. O 10 também indica a vitória e a vontade de vencer em diversas áreas e também foi simbolizada com bailarinas, calouros e jogadores.
Fonte : Prefeitura de Vitória | Fotos SEGOV Comunicação
Publicação com apoio dos sites Réveillon no Brasil e Temporada Verão
Site Carnaval no Brasil : gestão de conteúdo e comercial da Sortimento Comunicação de Fábio Juchen