Bloco da Velha entra no calendário oficial do Carnaval de Caxias do Sul

Bloco da Velha no Carnaval de Caxias do Sul na Serra Gaúcha

Carnaval no Brasil

Bloco da Velha entra no calendário oficial do Carnaval de Caxias do Sul

O Bloco da Velha agora faz parte do calendário oficial do Carnaval de Caxias do Sul na Serra Gaúcha. O prefeito Adiló Didomenico sancionou na segunda-feira, 27 de fevereiro, a Lei 8.917, que faz esse reconhecimento. O evento de Carnaval, que acontece há 11 anos no município, reuniu cerca de 70 mil pessoas somente na edição de 2023.

A proposta da inclusão é do vereador Felipe Gremelmaier, um entusista da festa promovida pelo bloco por proporcionar grade diversão sem tumultos.

Conforme a secretária da Cultura, Cristina Calcagnotto, a “Velha” trouxe de volta, de uma forma organizada, a alegria do Carnaval de blocos. Ela salientou os ganhos para a cidade ao lembrar de estudos realizados que mostraram a ocupação de hotéis no município em função do evento canavalesco, de pessoas deixando de ir ao litoral para participar e do surgimento de outros blocos na sequência.

Guilherme Martinato, um dos organizadores do Bloco da Velha, reforçou a ideia dizendo que Caxias está rentabilizando bem a partir do sucesso do evento e acredita que a cidade possa se tornar uma referência nesse estilo de Carnaval. “Hoje se tem um entendimento mais moderno de um bloco carnavalesco. Isso não aconteceria sem a prefeitura”, destacou.

A mudança de modelo, a partir de 2017, deixando de circular por vias centrais e passando a ocorrer na Rua Dom José Baréa, próximo à Maesa, em acordo com o poder público, foi fundamental para o crescimento e consolidação do bloco. “Somos uma peça. Torcemos para que as escolas (de samba) voltem, que os outros blocos cresçam”, disse Martinato.

A secretária Cristina Calcagnotto aproveitou para fazer o convite para o Encontro de Bambas, o festival carnavalesco que acontecerá no dia 4 de março, na Rua Plácido de Castro, que marcará o processo para a retomada do carnaval das comunidades caxienses, suspenso desde 2016.