Carnaval no Brasil
Bloco da Velha entra no calendário oficial do Carnaval de Caxias do Sul
O Bloco da Velha agora faz parte do calendário oficial do Carnaval de Caxias do Sul na Serra Gaúcha. O prefeito Adiló Didomenico sancionou na segunda-feira, 27 de fevereiro, a Lei 8.917, que faz esse reconhecimento. O evento de Carnaval, que acontece há 11 anos no município, reuniu cerca de 70 mil pessoas somente na edição de 2023.
A proposta da inclusão é do vereador Felipe Gremelmaier, um entusista da festa promovida pelo bloco por proporcionar grade diversão sem tumultos.
Conforme a secretária da Cultura, Cristina Calcagnotto, a “Velha” trouxe de volta, de uma forma organizada, a alegria do Carnaval de blocos. Ela salientou os ganhos para a cidade ao lembrar de estudos realizados que mostraram a ocupação de hotéis no município em função do evento canavalesco, de pessoas deixando de ir ao litoral para participar e do surgimento de outros blocos na sequência.
Guilherme Martinato, um dos organizadores do Bloco da Velha, reforçou a ideia dizendo que Caxias está rentabilizando bem a partir do sucesso do evento e acredita que a cidade possa se tornar uma referência nesse estilo de Carnaval. “Hoje se tem um entendimento mais moderno de um bloco carnavalesco. Isso não aconteceria sem a prefeitura”, destacou.
A mudança de modelo, a partir de 2017, deixando de circular por vias centrais e passando a ocorrer na Rua Dom José Baréa, próximo à Maesa, em acordo com o poder público, foi fundamental para o crescimento e consolidação do bloco. “Somos uma peça. Torcemos para que as escolas (de samba) voltem, que os outros blocos cresçam”, disse Martinato.
A secretária Cristina Calcagnotto aproveitou para fazer o convite para o Encontro de Bambas, o festival carnavalesco que acontecerá no dia 4 de março, na Rua Plácido de Castro, que marcará o processo para a retomada do carnaval das comunidades caxienses, suspenso desde 2016.