Carnaval: após folia é momento para retomar cuidados com a saúde e bem-estar
Momento é propício para focar em um estilo de vida que alie alimentação equilibrada, hidratação e atividades físicas
Os dias de Carnaval costumam servir para as pessoas relaxarem e descansarem, sem preocupações com horários, alimentação regrada ou atividades físicas regulares. Porém, passada a folia, surge a necessidade de retomada dos cuidados com a saúde. O senso comum de que “agora o ano começou” pode servir de gatilho para esse start. Mas o que fazer para estabelecer uma rotina saudável e conseguir criar novos hábitos?
Profissionais de Educação Física e de Nutrição consideram que nada deve ser feito drasticamente, pois o importante é ter um propósito a fim de que as metas estabelecidas sejam cumpridas de um jeito prazeroso e por um longo período. “A melhor indicação de rotina alimentar equilibrada é aquela que não envolve cortes abruptos”, afirma Rochele Boneti, professora de Nutrição. De acordo com ela, é preciso relacionar a alimentação com prazer e se propor a experimentar, tendo o propósito claro de ter melhor qualidade de vida.
Na atividade física, para que se alcance uma boa frequência de treinos ao longo do ano, uma boa estratégia é estudar qual a alternativa mais viável de exercícios. “O mais indicado é optar por uma modalidade adequada ao próprio perfil, que seja do gosto pessoal e que se consiga incluir na rotina, pois isso a torna prazerosa. É bom começar agora, sem pensar em projeto verão, como de hábito, mas sim estabelecendo a prática como projeto de vida”, acredita Julian Rodrigues Adolfo, professor de Educação Física. Ele aponta a relevância de dormir bem para obtenção de bons resultados, além de iniciar por treinamentos leves e sempre sob orientação de um profissional.
A desintoxicação
Rochele orienta que a melhor maneira para conseguir desintoxicar os possíveis excessos no organismo está em ingerir bastante água, frutas, legumes e, de preferência, evitar por um período a carne vermelha para não continuar exigindo muito do trato digestivo. “Não existe milagre, os alimentos que mais ajudam a eliminar toxinas são as frutas e verduras, além da hidratação com água”. A professora indica, ainda, o consumo de vegetais de cor verde escura que possuem substâncias e nutrientes específicos que ajudam a aumentar algumas enzimas hepáticas.
O famoso suco verde, à base de couve, gengibre, hortelã e frutas cítricas, também auxilia na eliminação de toxinas. “Mas não adianta tomar um dia só. É preciso criar o hábito de ingestão desses alimentos”, afirma”.
Comer antes ou depois?
Uma dúvida que muitos têm é sobre a alimentação antes ou depois do exercício. A nutricionista diz que algumas pessoas não comem nada antes da atividade e tem um bom desempenho. “Mas é muito individual. É preciso se conhecer e não fazer exercício em jejum por modismo”, alerta. Ela considera que isso irá depender muito do objetivo de cada um, por isso prefere indicar um alimento energético, fruta , pão integral e queijo branco antes do treino. Antes, durante e depois da atividade, aconselha-se a água.
No pós-treino, o tipo de alimentação também dependerá do objetivo a ser alcançado. Se a pretensão é ganhar massa muscular, é interessante consumir algum alimento que tenha carboidrato junto com proteína. Mas se o objetivo é a perda de peso, pode-se ficar um tempo sem nenhum consumo.
O mais importante nesse momento que sucede excessos é diminuir a quantidade de alimentos e bebidas alcoólicas, se hidratar bastante e priorizar o prazer que se pode alcançar tanto nos exercícios quanto na alimentação. Afinal, as duas situações não devem ter relação com sofrimento.