Desfile da Dragões da Real no Carnaval 2026 de São Paulo
O Carnaval 2026 em São Paulo, terá sete escolas na sexta-feira (13/02) e mais sete no sábado (14/02). Das 14 agremiações que desfilarão neste final de semana, duas serão rebaixadas após a apuração das notas, prevista para as 16h de terça-feira (17/02).
Dragões da Real desfila à 1h10 de sábado (14/02)
Sexta colocada no ano passado com apenas dois décimos atrás da campeã Rosas de Ouro, a Dragões da Real traz os povos nativos como inspiração no samba-enredo “Guerreiras Icamiabas – Uma Lendária História de Força e Resistência”, retomando a lenda das amazonas e discutindo a resistência indígena.
“A saga renova a esperança
A coragem, hoje é lança
Na ganância do invasor”
(Trecho do samba-enredo “Guerreiras Icamiabas”)
O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dragões da Real propõe uma viagem ao universo de mitos e lendas da Amazônia, onde a narrativa fascinante nos fala da magia e da realidade que se confundem na lendária civilização das Icamiabas, onde mulheres guerreiras são consagradas como protetoras da floresta.
Com sua coragem, resistência e bravura, elas representam a conexão entre o mundo mitológico e o meio ambiente, ressaltando a importância da preservação da natureza. Isso reflete a força da ancestralidade e da cultura indígena. Sociedade matriarcal, de mulheres guerreiras que viviam em estreita harmonia com a natureza.
Não buscamos a verdade nos fatos e pouco nos interessa o discurso dos invasores, pois nos fascina a história de um matriarcado marcado pela força da mulher, com seu empoderamento e sua luta pelo direito à terra e à preservação da natureza, que permanece atual por meio da luta das aliadas que continuam a lutar pela preservação das matas.
Carnavalesco: Jorge Freitas
Enredista: Rafael Villares
