Sortimento Carnaval no Brasil 2025 – Programação Carnaval de Rua 2025 no Brasil – Programação Carnaval 2025 – Notícias Carnaval 2025 – Escolas de Samba – Musas do Carnaval e Rainhas de Bateria
Desfile das escolas de samba da Série Ouro no Carnaval do Rio de Janeiro : 2º dia, sábado (18/02)
Desfile das escolas de samba da Série Ouro no Carnaval do Rio de Janeiro, na noite de sábado (18/2/23) no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
União de Jacarepaguá – “Manuel Congo e Mariana Crioula – Heróis do Vale do Café”
A Verde e Branco de Campinho resgatou a ancestralidade do povo negro, para contar a história de dois dos maiores líderes da luta racial: Manuel Congo e Mariana Crioula, líderes da rebelião de escravizados no Vale do Paraíba, em Paty de Alferes.
Unidos da Ponte – “Liberte Nosso Sagrado – O Legado Ancestral de Mãe Meninazinha de Oxum”
A Unidos da Ponte fez homenagem a saga de uma das mais importantes ialorixá do Brasil, a Mãe Meninazinha de Oxum, contra o racismo religioso. Celebrou a ligação da Mãe de Santo com a cidade de São João de Meriti, lugar de origem da agremiação.
Unidos de Bangu – “Aganjú: A visão do fogo, a voz do trovão no Reino de Oyó”
A Unidos de Bangu contou a história de uma qualidade de Xangô: apresenta os festejos de Aganju, o Xangô menino, na cultura afro-brasileira.
Em Cima da Hora – “Esperança, presente!”
A escola Em Cima da Hora mostrou a história de Esperança Garcia, mulher negra escravizada que, no século XVIII, no Piauí, ergueu-se como voz da resistência e lutou contra a escravização. Garcia, que é uma referência para a conscientização racial brasileira, foi reconhecida, em 2017, pela OAB do Piauí, como a primeira advogada negra do Brasil.
Porto da Pedra : “A Invenção da Amazônia: Um delírio do imaginário de Júlio Verne”
Porto da Pedra fez uma viagem pelas histórias amazônicas através do imaginário de Júlio Verne e homenageia a cultura dos povos da floresta.
União da Ilha do Governador – “O Encontro das Águias no Templo de Momo”
Num vôo triunfal, as águias dos pavilhões da afilhada União da Ilha do Governador e da madrinha Portela se reencontram, para renovar os compromissos com a bandeira do samba e a alegria do Carnaval.
Império da Tijuca – “Cores do Axé”
No brabo dos orixás, a Império da Tijuca desfilou as cores do axé inspirada nas obras do artista Carybé, pintor argentino, apaixonado pela Bahia.
Inocentes de Belford Roxo – “Mulheres de Barro”
A caçula da baixada levou a Marquês de Sapucaí o enredo “Mulheres de Barro”. Uma homenagem à cultura das mulheres paneleiras capixabas da região de Goiabeiras Velha, em Vitória, capital do Espírito Santo.
Atendimento médico e lixo na Marquês de Sapucaí
Enquanto as escolas de samba da Série Ouro desfilavam no Sambódromo as equipes médicas de plantão na passarela do samba tiveram trabalho nos dois primeiros dias de desfiles. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, 611 pessoas tiveram que ser atendidas pelas equipes de saúde no local.
A maior parte das ocorrências foi de lesões no pé, mal estar devido ao calor e intoxicação por excesso de álcool. Ao todo, 45 pessoas tiveram que ser encaminhadas a hospitais depois de passarem pelos postos de saúde do Sambódromo. Somente no sábado (18/2), segundo dia de desfiles, foram 345 atendimentos médicos.
Nos dois dias de desfile das Escolas de Samba do Grupo Ouro no Sambódromo da Marquês de Sapucaí no Carnaval 2023 do Rio de Janeiro, os garis recolheram 61,2 toneladas de lixo, tanto na área interna da arena (44 toneladas), quanto no entorno (17,2 toneladas).
Multas e atendimento médico nos desfiles do blocos de rua
Nas ruas foram recolhidas 328,2 toneladas desde o início de fevereiro/23. Somente no sábado (18/2), foram 144,8 toneladas, a maioria recolhida após os desfiles dos blocos Banda de Ipanema, Amigos da Onça e Cordão da Bola Preta.
Foram aplicadas, desde o início do Carnaval de rua 2023 no Rio de Janeiro, 537 multas pelas equipes do Lixo Zero, sendo 249 por descarte de pequenos resíduos e 278 por pessoas urinando em via pública.
Nos desfiles de blocos nas ruas da cidade, as equipes médicas atenderam 179 pessoas desde o começo oficial do carnaval de rua da cidade, em seus quatro postos de saúde instalados especialmente para os dias de carnaval.