Desfile Unidos da Piedade no Carnaval 2022 de Vitória

Desfile Unidos da Piedade no Carnaval de Vitória - carnavalnobrasil.com.br
Desfile Unidos da Piedade no Carnaval de Vitória - carnavalnobrasil.com.br
Desfile Unidos da Piedade no Carnaval de Vitória – carnavalnobrasil.com.br

Carnaval no Brasil

Desfile Unidos da Piedade no Carnaval 2022 de Vitória

A Unidos da Piedade, escola de samba mais antiga do Carnaval de Vitória, foi a sexta agremiação a desfilar do Grupo Especial no Sambão do Povo. Na passarela, apresentou na madrugada de domingo (10.04.22), o enredo “Da riqueza do café, sua força e majestade”, com 1.500 componentes, três carros alegóricos e 16 alas.

Por problemas técnicos com um andaime da escola, o sinal demorou a ficar verde para a Piedade, que levou aproximadamente 40 minutos para entrar na avenida.

O compositor do samba-enredo, Jorge Caribé, explicou a motivação da escola para falar da bebida mais consumida do Brasil, o café, que é um produto importante para a economia do país e que compõe a mesa de muitos capixabas.

A comissão de frente foi composta por 12 pessoas, coreografias que remetem à chegada do café ao Brasil, composta, também, baú e tapetes.

A agremiação vermelho, verde e branco passeou pelas lavouras de café, exaltando os negros do engenho, homenageando os que saíram da África e vieram para o novo mundo. As fantasias das baianas simbolizavam as rainhas africanas trazidas para o Brasil.

O carro abre-alas “O império do café” trouxe detalhes e riquezas da corte africana para o Sambão do Povo, representando o café. O carro foi composto por muito verde e dourado, o destaque principal foi a fantasia de rei e princesa do cafezal.

Com 200 componentes, a bateria da Unidos da Piedade levou a folia de reis para avenida em homenagem aos brincantes de reis que desfilam pelas ruas da comunidade cantando e louvando os santos da Igreja Católica, no período da colheita do café.

Em seguida, a Rainha e o Rei da Bateria estão fantasiados como os anunciantes da folia e desfilaram lindamente.

Rose Oliveira, há cinco anos Rainha de Bateria da Unidos da Piedade, vestiu fantasia cheia de detalhes em dourado e complementada por um tridente, representa o diabo da Folia de Reis, que é o amor, o pecado e a sedução.

O segundo carro alegórico entregou tudo com a construção da riqueza da corte portuguesa, onde o destaque principal é o próprio D. Pedro II. O carro foi ornamentado com uma casa de origem colonial, cheia de árvores e detalhes em dourado e branco.

Entre os saraus, danças e minuetos, a corte se deslumbra com as delícias do café. As homenagens à Folia de Reis e a Festa do Congo persistiram com uma ala só para elas. Além disso, o padroeiro da escola, São Benedito, teve uma ala inteira em sua homenagem.

Para finalizar, a Unidos da Piedade entregou o terceiro carro alegórico “Bar da Piedade”, que foi composto pelos baluartes que representam a ancestralidade africana da escola e a boemia, bem como o folclore capixaba. O carro super colorido e alegre decorado com jarros e xícaras, lustres e fantasias de destaque como o Rei da Folia.

Desfile Unidos da Piedade no Carnaval de Vitória - carnavalnobrasil.com.br
Desfile Unidos da Piedade no Carnaval de Vitória – carnavalnobrasil.com.br


Fonte : Prefeitura de Vitória | Fotos SEGOV Comunicação
Publicação com apoio dos sites Réveillon no Brasil e Temporada Verão
Site Carnaval no Brasil : gestão de conteúdo e comercial da Sortimento Comunicação de Fábio Juchen