São Paulo Carnaval 2024 : desfile Independente Tricolor no Sambódromo do Anhembi
A Independente Tricolor levou ao Sambódromo do Anhembi no Carnaval 2024 de São Paulo o samba-enredo Agojie, a Lâmina da Liberdade! que homenageia uma unidade de guerreiras amazonas, chamadas Agojie, que protegeu o reino africano de Daomé (atual Benim), governado pelo rei Ghezo, no início do século 19. A composição também exalta as anciãs e feiticeiras africanas.
Momentos
Aos 34 anos, Mileide Mihaile, Rainha de bateria da Independente Tricolor pela segunda vez consecutiva no Sambódromo do Anhembi desfilou representando o poder e coragem da líder do Agojie, batalhão de mulheres guerreiras. A fantasia assinada pelo estilista Bruno Oliveira traz ferragens no lugar de penas e milhares de cristais espalhados pela criação
Desfiles realizados
A escola de Samba Camisa Verde e Branco abriu na noite de sexta-feira (9/2/24), a primeira noite de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo no Carnaval 2024. Serão sete escolas a se apresentar no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital.
Segunda escola à desfilar, a Faculdade do Samba Barroca Zona Sul, fundada em agosto de 1974, celebrou no Sambódromo do Anhembi seus 50 anos de existência. Nós Nascemos e Crescemos no Meio de Gente Bamba, Por Isso que Nós Somos a Faculdade do Samba – 50 anos de Barroca Zona Sul foi o samba-enredo da agremiação, conhecida como Faculdade do Samba, que cantou a história da escola, a influência de Cartola e da Mangueira, os desfiles na Avenida Tiradentes e da velha guarda.
África – Uma Constelação de Reis e Rainhas foi o samba-enredo da Dragões da Real, terceira escola a entrar no Sambódromo do Anhembi na primeira noite de desfile das Escolas de Samba do grupo Especial no Carnaval 2024 de São Paulo.
A composição destaca a história não contada sobre o continente africano, exalta seus grandes reinados e características como a coragem, a resistência, a diplomacia e a sabedoria dos negros.
São Paulo Carnaval 2024 desfile das escolas de samba no dia de 9 de fevereiro (sexta-feira)
23h15 – Camisa Verde e Branco
00h20 – Barroca Zona Sul
01h25 – Dragões da Real
02h30 – Independente
03h35 – Acadêmicos do Tatuapé
04h40 – Mancha Verde
05h45 – Rosas de Ouro
Acadêmicos do Tatuapé
Quinta escola a desfilar, a Acadêmicos do Tatuapé apresentará o samba-enredo Mata de São João – Uma Joia da Bahia Símbolo de Preservação! Entre Cantos e Tambores. Viva a Mata de São João!, que mostrará os atrativos da cidade baiana Mata de São João e sua relação com a cultura e religiosidade africana.
Mancha Verde
A Mancha Verde, vice-campeã do Grupo Especial em 2023, levará para o Anhembi o samba-enredo Do Nosso Solo Para o Mundo: o Campo que Preserva, o Campo que Produz, o Campo que Alimenta, composição que se inspira na cultura agrícola brasileira, canta a coragem e o trabalho dos agricultores e enaltece o verde do campo.
Rosas de Ouro
Rosas de Ouro, a última escola a entrar na avenida, homenageará no seu samba-enredo Ibira 70 – A Rosas de Ouro é São Paulo no Carnaval 2024 o aniversário de 70 anos do Parque do Ibirapuera, símbolo da cidade, fundado em 21 de agosto de 1954. “Espaço verde onde o tempo pra, transforma toda á energia do ar, reduto do esporte, da arte, cultura, saúde mais pura, corpo e mente sãos, é tão bonito contemplar o infinito”, diz a composição.
São Paulo Carnaval 2024 desfile das escolas de samba no dia de 10 de fevereiro (sábado)
20h30: Afoxé Filhos da Coroa de Dadá
22h30: Vai-Vai
23h35: Tom Maior
00h40: Mocidade Alegre
01h45: Gaviões da Fiel
02h50: Águia de Ouro
03h55: Império de Casa Verde
05h: Acadêmicos do Tucuruvi