Vitória Carnaval 2024 : Desfile da Novo Império no Sambão do Povo homenageou a Barra de São Francisco

Vitória Carnaval 2024 : Desfile da Novo Império no Sambão do Povo - Vitória Carnaval no Brasil

Vitória Carnaval 2024 : Desfile da Novo Império no Sambão do Povo homenageou a Barra de São Francisco

Vitória Carnaval 2024 . Desfile Novo Império no Sambão do Povo mostrou o enredo “Espírito Guerreiro Ancestral. Barra de São Francisco: a Sentinela Capixaba” .

A ancestralidade, a força do povo, a fauna e a flora, as surpreendentes cachoeiras e as belezas do município de Barra de São Francisco foram destaque na apresentação da Novo Império, a primeira escola do Grupo Especial a atravessar a avenida no sábado (3/2/24), abrindo a segunda noite de Carnaval na passarela do Sambão do Povo na Capital do Espírito Santo.

Com enredo “Espírito Guerreiro Ancestral. Barra de São Francisco: a Sentinela Capixaba”, a coroa azul, branco e rosa de Caratoíra brilhou, encantando o públicopor descobrir um pouco mais sobre a terra.

O termo “Sentinela”, presente no título do enredo, representa a valentia e a bravura dos agricultores e policiais mortos em defesa do território capixaba na Guerra do Contestado. Foi uma bela homenagem à cidade que fica no noroeste do Espírito Santo e se esforça para preservar suas tradições.

O desfile foi um tributo à pequena cidade, sua história e natureza, os indígenas botocudos e seu futuro promissor, com destaque à bravura dos agricultores e policiais na Guerra do Contestado, conflito marcante que envolveu Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia por liderança nas decisões do território.

O samba-enredo empolgante que citava o amor à terra ecoou pela passarela e toda a linda produção da agremiação foi destaque. “Águas sagradas, perfeita junção. Unindo dois rios em forma de amor. Com valentia e bravura seu povo lutou. E fez morada. Na conhecida Sentinela Capixaba”, dizia o enredo cantado pelo público empolgado pela mensagem.

Representando os agricultores e policiais valentes e bravos, que foram mortos em defesa do território capixaba na Guerra do Contestado, a Novo Império enfatizou o termo “Sentinela”.

A frase “Sentinela Capixaba” faz parte até do brasão da bandeira do município e que com orgulho preserva à memória dos que resistiram com bravura e valentia em defesa de seu território. Os componentes da escola fizeram bonito com muita alegria e a bateria afinada foi uma atração à parte.

Uma grande homenagem à natureza e seus povos originários, índios que residiam no local como verdadeiros donos da terra. Belas fantasias representando os primeiros habitantes do lugar, harmonia de cores e muita vontade de levar o título marcaram a apresentação da Novo Império que fez bonito na abertura dos desfiles da noite de sábado.

A agremiação contou com 1.600 componentes, três carros alegóricos, dois tripés e 22 alas.

“Novo Império é paixão, razão da minha vida. Tá no meu coração, és meu bem querer. Gira coroa conhecendo o paraíso. Encantado por Barra de São Francisco”, numa letra que foi uma declaração de amor a um dos municípios que quando descoberto surpreende”, uma pequena amostra da letra que foi feliz ao mostrar a força de uma terra vibrante.

Samba-enredo “Espírito Guerreiro Ancestral. Barra de São Francisco: a Sentinela Capixaba”

Amanheceu, e o Sol fez refletir rara beleza

Brilhou no olhar!

O bailar dos pássaros na natureza

Águas sagradas, perfeita junção

Unindo dois rios em forma de amor

Com valentia e bravura seu povo lutou

E fez morada

Na conhecida Sentinela Capixaba

Voa beija-flor, me leva a encontrar

Um solo sagrado, maravilha de lugar

Abençoado pelo santo protetor

Gerou cobiça do Estado invasor

Ergueram barreiras, lutaram contra a invasão

Protegeram suas riquezas

Resistência a opressão

Hoje

Vejo sua gente respirar em paz

Em meio às rochas naturais

Ficou marcada a história

Sentimento de vitória

Seus filhos são exemplos de amor

Aplausos! A Família Imperiana chegou!


Fonte Imprensa Prefeitura de Vitória | Fotos Jansen Lube / PMV


Vitória Carnaval 2024 : desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial no sábado, dia 3 de fevereiro, no Sambão do Povo