Início » Notícias Carnaval 2025 em Ouro Preto em Minas Gerais

Notícias Carnaval 2025 em Ouro Preto em Minas Gerais

Notícias Carnaval 2025 em Ouro Preto em Minas Gerais

Notícias Carnaval 2025 em Ouro Preto em Minas Gerais

. Sortimento Carnaval no Brasil . Programação Carnaval 2025 em Ouro Preto em Minas Gerais .

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está finalizando os preparativos para o Carnaval de 2025 em Ouro Preto em Minas Gerais. Em breve, serão divulgados todos os detalhes da programação.

Prefeitura de Ouro Preto está realizando cadastro dos blocos de rua para o Carnaval 2025

O objetivo do chamamento é para organização da programação do carnaval de rua deste ano e apoio financeiro aos grupos populares que desfilam nas ladeiras ouro-pretanas durante os dias de folia. 

O cadastro para subvenção pode ser realizado até o dia 30 de janeiro de 2025, às 18h, via formulário online disponibilizado pela Secretaria de Cultura e Turismo ou presencialmente na Casa de Gonzaga no horário de 9h às 17h.

Durante o preenchimento do formulário os responsáveis pelo bloco devem informar os dados do responsável legal, a descrição do bloco, ano de surgimento, história, número de foliões, local de concentração, imagens que representam o bloco e participação em outros carnavais, além do perfil de público e a declaração obrigatória do Corpo de Bombeiros. 

Mais informações através do telefone: (31) 3559-3201

Carnaval de Ouro Preto 2025 será marcado por uma celebração especial: os 50 anos do Balanço da Cobra, um dos blocos mais tradicionais e animados da cidade

Criado em 1975, o bloco se tornou um símbolo da folia local, com suas marchinhas irreverentes e sátiras sociais. Este ano, sua trajetória será o tema principal da festa, homenageando meio século de tradição, alegria e muita história, com um desfile que promete resgatar a essência e a energia do bloco que conquistou gerações de foliões.

A ideia para a criação do Balanço da Cobra surgiu em 1975, durante uma conversa descontraída entre as professoras Maria Aparecida Zurlo (Cida) e Maria das Graças Rigueira Alvares, e o músico Daniel D’Olivier. Em um sábado no Restaurante Chafariz, Cida propôs a criação de um bloco de carnaval. “Surgiram vários nomes, mas o ‘Balanço da Cobra’ foi aceito imediatamente. Fomos de mesa em mesa pedir dinheiro para começar o bloco e conseguimos 12 cruzeiros, com os quais compramos pano e providenciamos jornal para fazer o corpo da cobra”, conta Maria das Graças.

Desde então, o bloco cresceu e se tornou um dos maiores símbolos do Carnaval de Ouro Preto. Sua primeira cabeça de cobra foi criada pela escritora Lili Corrêa de Araújo, e a segunda por Vandico, um dos maiores artistas plásticos da cidade. A terceira cabeça, que permanece até hoje, foi desenhada pelo ilustrador Marcelo Xavier.

Ao longo dos anos, o Balanço da Cobra se consolidou como um bloco irreverente, conhecido por suas marchinhas e por trazer críticas sociais com muito humor. Todos os anos, uma camiseta especial é criada por um artista diferente, com a primeira sendo desenhada por José Alberto Nemer e, desde então, artistas como Scliar, Éolo Maia, Amílcar de Castro, Jorge dos Anjos, Roberto Sussuca e Ronaldo Fraga contribuíram com suas criações.

Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto vai prestar uma homenagem a essa história de 50 anos, celebrando a importância do Balanço da Cobra na cultura local e na preservação das tradições carnavalescas da cidade. O bloco é um símbolo de resistência cultural e, com seu tema, promete manter viva a alegria, a união e a criatividade que sempre marcaram a sua trajetória.

“O Balanço da Cobra é uma verdadeira marca do Carnaval de Ouro Preto. A cada ano, o bloco se reinventa, mantendo viva a chama da tradição e da cultura local. Neste ano, ao celebrarmos os 50 anos desse símbolo, queremos reforçar o valor do carnaval como um espaço de expressão, união e alegria para todos os ouro-pretanos e visitantes”, afirma o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Flávio Malta.

Fonte : Prefeitura Municipal de Ouro Preto